Séries

Histórias de Fantasmas Verdadeiros Para Crianças

Direção: Mariana Lacerda

Descrição: Histórias de Fantasmas Verdadeiros para Crianças é uma série documental para crianças. São fábulas sobre a trajetória daquelas e daqueles que, quando crianças, testemunharam o período da ditadura militar brasileira e na América Latina. Buscam um tom pessoal, aproximado, empático e afetivo entre duas gerações que se encontram. Adultos narram às crianças, que os estimulam com alegria, carinho e humor, como formularam saídas e criaram alternativas para compor um futuro melhor e mais justo para o Brasil, apesar da violência.

Classificação Etária Indicativa: 10 anos

Ano de Produção: 2024

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários: Sábado às 10h00 / Segunda e Quarta às 11h00 / Terça às 11h30 / Domingo às 19h00 / Quinta às 19h30 / Sexta às 20h00

Detalhes Episódio (25/07/2024 - 15:55) Histórias de Fantasmas Verdadeiros Para Crianças Mudar as Coisas
Duração: 00:26:00
Sinopse: Quando é necessário mudar o estado das coisas tal qual elas estão postas? A partir de qual acontecimento o fazemos? Guiado por essas questões, este episódio narra a trajetória de ativismo de Raphael Martinelli, nascido em 1924 em São Paulo, Martinelli foi dirigente da Federação dos Ferroviários e um dos mais importantes líderes sindicais quando, em 1964, ano do golpe militar brasileiro, foi cassado por dez anos, impedido de trabalhar. Junto com Carlos Marighella, foi um dos fundadores da Ação Libertadora Nacional. Vivia o terror enquanto se correspondia com a filha Rosa Maria, então com 8 anos de idade. A correspondência entre os dois marca o episódio, situado, também, em temas como organização social e sindicalismo, vida escolar e infância sitiada.