Séries

Alma Imoral, A Série

Direção: Silvio Tendler

Descrição: Como se dá o processo de ruptura com as tradições para que as fronteiras da consciência sejam ampliadas? E quem são os protagonistas da traição ao status quo, as pessoas que estabelecem novos paradigmas e, ao romper, possibilitam a perpetuação da espécie? O documentário discute o conceito de transgressão e propõe um novo olhar sobre personagens centrais da história judaico-cristã, como Adão, Eva, Moisés, Abraão, Lote e Jesus Cristo. Longe de se restringirem ao papel de guardiões de uma tradição, eles traem e desobedecem para evoluir. Fomos buscar as almas imorais do nosso tempo, personagens desviantes em diversos campos, que arriscaram construir novas histórias em uma dimensão desconhecida. Entrevistamos personalidades de projeção internacional na esfera do comportamento, da sexualidade, da política, das artes e da ciência que contam histórias de transgressões, como defender a paz em meio à guerra, ser rabino ortodoxo e declarar-se homossexual, ou escolher uma religião diferente da tradição familiar.

Classificação Etária Indicativa: Livre

Ano de Produção: 2019

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários: Sexta e Sábado às 11h00 / Quarta às 12h30 / Segunda às 18h00 / Quinta às 18h30 / Domingo às 21h30 / Terça às 23h00

Detalhes Episódio (13/09/2026 - 21:30) Alma Imoral, A Série Ruptura e Gênero
Duração:00:52:00
Sinopse:Abrimos o episódio com a história de Abraão, que não cumpre as ordens recebidas de Deus e se torna um modelo na arte de se reinventar e evoluir. Aqui vamos acompanhar depoimentos carregados de transgressão no campo da sexualidade e de questões de gênero. Steven Greenberg, primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, é casado com o ator Steven Goldstein e são pais de uma menina. Michael Lerner, diretor da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus, sublinha o poder do movimento gay ao questionar o direito ao amor. Camille Shira é rabina da congregação Sha’ar Zahav, que acolhe todas as sexualidades, gêneros, raças e arranjos familiares. Ela nos conta que prometeu ao pai, sem seu leito de morte, que casaria com um judeu. Hoje, vive com uma mulher e tem uma filha que segue as tradições judaicas. Yiscah Smith, aos 40 anos, fez a transição de gênero. Pai de seis filhos, professor, desde criança sentia que havia algo “errado” com seu corpo. Ao iniciar a transição, deixou de ser uma pessoa impaciente para se sentir curado. Entrevistamos Khuloud Dajani, médica e professora, que luta pela capacitação de mulheres palestinas e destaca que é preciso aprender com o passado. As Mulheres Pela Paz, grupo de judias e palestinas religiosas e seculares defendem, a união para o entendimento entre os dois povos. O grupo Mulheres do Muro finaliza o segundo episódio da série. Elas pedem a igualdade de direitos de homens e mulheres nas práticas religiosas judaicas e destacam que a luta é mais ampla do que da questão de gênero: é uma batalha territorial sobre quem tem o lugar mais sagrado do povo judeu.