Séries

Natureza Feminina

Direção: Ana Rieper

Descrição: Série documental que apresenta 13 ecossistemas brasileiros através do conhecimento de mulheres que vivem nesses ambientes. Ao abordar a vida dessas mulheres a série fala também sobre a condição feminina em diferentes lugares do Brasil.

Classificação Etária Indicativa: 12 anos

Ano de Produção: 2021

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários: Quinta às 09h00 / Sexta às 11h00 / Domingo às 13h00 / Segunda às 14h00 / Sábado às 19h30 / Terça às 21h30

Detalhes Episódio (22/12/2021 - 04:30) Natureza Feminina GALHEIROS
Duração: 00:28:21
Sinopse: Em Galheiros, povoado próximo à cidade de Diamantina, em Minas Gerais, vivem Ivanete e sua irmã Ivete. Seguindo a tradição da mãe e da família, vivem da coleta de diferentes espécies de flores Sempre Vivas. Através de Ivanete conhecemos a variedade de espécies de flores e seus períodos de colheita; a forma de manejo que utilizam, que inclui o uso do fogo, e o sistema hídrico da região. Há mais de 150 anos a população na região de Diamantina vive da coleta de Sempre Vivas. A atividade é exercida predominantemente por mulheres, que hoje enfrentam as restrições de acesso e de uso de suas técnicas tradicionais de manejo, por conta da criação em 2002 do Parque Nacional das Sempre Vivas, Unidade de Conservação de Proteção Integral. Casada e muito independente, Ivanete faz uma reflexão a respeito de sua condição de mulher; conta que gosta de frequentar bares e festas, de se arrumar e se cuidar quando vai à cidade para vender suas flores. Acompanhamos o dia a dia das irmãs no campo; as lidas domésticas da mãe, que cuida dos almoços em família, as conversas entre homens e mulheres.