Séries

Histórias de Fantasmas Verdadeiros Para Crianças

Direção: Mariana Lacerda

Descrição: Histórias de Fantasmas Verdadeiros para Crianças é uma série documental para crianças. São fábulas sobre a trajetória daquelas e daqueles que, quando crianças, testemunharam o período da ditadura militar brasileira e na América Latina. Buscam um tom pessoal, aproximado, empático e afetivo entre duas gerações que se encontram. Adultos narram às crianças, que os estimulam com alegria, carinho e humor, como formularam saídas e criaram alternativas para compor um futuro melhor e mais justo para o Brasil, apesar da violência.

Classificação Etária Indicativa: 10 anos

Ano de Produção: 2024

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários: Sábado às 10h00 / Segunda e Quarta às 11h00 / Terça às 11h30 / Domingo às 19h00 / Quinta às 19h30 / Sexta às 20h00

Detalhes Episódio (25/04/2024 - 19:30) Histórias de Fantasmas Verdadeiros Para Crianças O Boomerang da Memória
Duração: 00:26:00
Sinopse: Contar histórias para acomodá-las dentro de nós. A ideia de "lembrar para esquecer" permeia este episódio, que tem como narradoras Ângela (Titina) e Maria Marquardt. Titina militou ao lado dos irmãos Nora Lia e Alberto contra a ditadura militar argentina. Embora os três tenham crescido em Rosário, Nora Lia morava em Córdoba, e atuava no Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT). Chegou a ser sargento, um grau importante do Exército Revolucionário Del Pueblo (ERP), o lado armado do PRT. Alberto e Titina atuavam em Rosário, no Grupo de Izquierda de Acción Revolucionaria (Giar). Nora Lia deixou uma filha: Maria, que foi criada por Titina e ninada por cantos de gaivotas enviados pelo seu pai, Roberto, preso em Rawnson, no sul da Argentina.