Séries

VEREDAS DO BRASIL - ESTRADA REAL E SEUS OFÍCIOS

Direção: Cristina Maure; Silvia Godinho

Descrição: Trata-se das grandes rotas criadas no Brasil. Como que cada uma delas nasceu, resistiu e se transformou ao longo da sua história. A primeira temporada transporta o espectador para o século XVIII ao percorrer a Estrada Real, conhecida por ser o principal caminho de escoamento do ouro e diamante das Minas Gerais rumo a Portugal. O nosso roteiro começa em Diamantina (MG) até chegar em Paraty (RJ). Nesse trajeto vamos ter como eixo central o ponto de vista do morador local , esses variados personagens que encontramos em distintas cidades nesse percurso. Os moradores da Estrada Real abordam as tradições e o cotidiano locais. Enquanto revelam os segredos de saberes e técnicas artesanais, eles contam histórias de suas tradições familiares e de fatos pouco conhecidos da era Colonial. Vamos conhecer a habilidade de um garimpeiro, o perfeccionismo de um ourives, a arte de escultores, a beleza registrada pelos pintores, a dedicação das farinheiras e dos queijeiros, o amor pela criação de cavalos Mangalargas , a tradição dos carros de boi, a importância das estâncias hidrominerais, a delicadeza e força da cerâmica , o dinamismo do povo caiçara, além de conhecer ofícios tão presentes nas cidades históricas que muitas vezes passam despercebidos pelo viajante.

Classificação Etária Indicativa: Livre

Ano de Produção: 2019

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários:

Detalhes Episódio (17/05/2020) VEREDAS DO BRASIL - ESTRADA REAL E SEUS OFÍCIOS Ibertioga - São Vicente de Minas - Cruzilia
Duração: 00:27:10
Sinopse: Nesse trajeto vamos nos entreter com a história de dois meios de transporte que tiveram grande relevância para a consolidação do Brasil: o carro de boi e o cavalo Mangalarga. Nossa primeira parada acontece em Ibertioga, onde o Seu Antônio nos mostra os cuidados para se manter um carro de boi e assegura que esse tipo de condução é muito mais eficiente do que um trator. Já Ian nos ensina como se monta esse veículo que chegou ao Brasil nos navios portugueses. Um pouco mais adiante, em São Vicente de Minas, vamos conhecer a história do cavalo Mangalarga por um dos descendentes dos primeiros criadores do cavalo Mangalarga. Esses animais originários do Brasil nasceram no percurso da Estrada Real, nas fazendas que foram instaladas para darem suporte à extração do ouro. Na vizinha Cruzília, região do Cavalo Mangalarga, vamos ver de perto o desvelo do domador Vanderlei. Nascido e criado na fazenda, ele nos apresenta o passo-a-passo de uma doma bem-feita. Depois o ferrador João Paulo demonstra o ferrageamento e porque ele é necessário para garantir a saúde de um cavalo.