Séries

Natureza Feminina

Direção: Ana Rieper

Descrição: Série documental que apresenta 13 ecossistemas brasileiros através do conhecimento de mulheres que vivem nesses ambientes. Ao abordar a vida dessas mulheres a série fala também sobre a condição feminina em diferentes lugares do Brasil.

Classificação Etária Indicativa: 12 anos

Ano de Produção: 2021

País de Origem: Brasil

Classificação Ancine: 01 - Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente.

Dias/Horários: Quinta às 09h00 / Sexta às 11h00 / Domingo às 13h00 / Segunda às 14h00 / Sábado às 19h30 / Terça às 21h30

Detalhes Episódio (22/12/2021 - 05:30) Natureza Feminina LAGO DO JUNCO
Duração: 00:29:57
Sinopse: Na localidade de Lago do Junco, na região do médio Mearim, no Maranhão, vivem Maria Alaídes, Moça, Alaíce, Dió, Isabel e tantas outras mulheres que vivem da coleta e beneficiamento do coco do Babaçu. Com elas, vamos à colheita do coco e conhecemos um pouco da história de cada uma, em busca de autonomia e liberdade, inclusive de maridos abusivos, e o desejo de criar filhas com liberdade e responsabilidade. Lago do Junco é uma referência por ter sido o primeiro município brasileiro a implantar a lei municipal 05/1997, ou simplesmente Lei do Babaçu Livre, que dá livre acesso a qualquer propriedade rural às quebradeiras de coco. Esta lei, que vai de encontro à idéia de propriedade privada, gestada e implementada por mulheres, foi construída ao longo de muitos anos de luta marcada por violência dentro e fora das casas. Para nossas personagens, as palmeiras se desenvolvem como as mulheres – têm estágios de infância, adolescência e vida adulta, gemem para parir os cachos de coco, alimentam gerações de famílias e são alvo de brutal violência.